ERROR: unmatched tags still present in estrutura

Conexão Marítima - Um porto eficiente e distribuidor de cargas na Europa

Página Inicial » Especiais » Detalhe do Especial

Um porto eficiente e distribuidor de cargas na Europa
28/10/2008 às 23:37
Um porto eficiente e distribuidor de cargas na Europa Navegando pelas águas do rio Elba à noite, é fácil perceber que o complexo portuário de Hamburgo não pára um minuto. Dezenas de terminais públicos e privados movimentam milhares de contêineres o que deu ao porto da Alemanha, a liderança na Europa no transbordo desse tipo de carga Economicamente, o Porto de Hamburgo é o terceiro maior porto da Europa, possui uma localização geográfica estratégica pra distribuição de produtos depois que estes chegam no Porto. O Porto fica na beira de um rio, o Rio Elba, e os navios chegam pelo mar do Norte, entrando 70 milhas náuticas pelo rio até chegar no Porto. O Rio Elba tem 1.165 km de extensão, com 870 km navegáveis. Em sua foz no Mar do Norte, logo depois de Hamburgo tem 15 km de extensão. De Hamburgo, os produtos são distribuídos até o Norte da Itália. Em termos de volume, o Porto de Hamburgo movimentou 970.000 TEUs no primeiro semestre de 2008, um valor recorde, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Previsões confirmam que em 2 ou 3 anos, o Porto de Hamburgo ultrapassará o Porto de Amsterdã na Holanda, o maior concorrente, em termos de volume movimentado. Para isso discute-se no momento os planos para o aumento da profundidade do rio Elba, construção de novas estradas e ferrovias além das já existentes para assegurar o acesso e escoamento das cargas ao porto, que registra 65 movimentos por hora, enquanto o porto de Santos, o maior da América Latina, registra 40 movimentos. Só para exemplificar, diariamente chegam ao porto 200 trens de carga e as previsões futuras são de 450 trens por dia. A companhia ferrovia portuária administra 330 km de trilhos, incluindo 5 estações, 7 cruzamentos e 73 pontes e uma moderna torre de controle central. A China continua sendo o principal parceiro comercial do porto, seguida de Cingapura e Rússia. O comércio do porto de Hamburgo com a Ásia aumentou quase 15% em 2007, enquanto os negócios com os EUA tiveram uma quebra de quase 19%. Além disso, apesar de ter terminais para a movimentação de cargas a granel, a ênfase está na movimentação de cargas em contêineres. Isso faz de Hamburgo um grande centro de comércio exterior. O Porto de Hamburgo é responsável por 40% da arrecadação fiscal do Estado de Hamburgo. Em novembro do ano passado, o porto entrou na Bolsa de Valores/Com quase 450 anos de idade, a Bolsa de Valores de Hamburgo é a mais antiga da Alemanha. Já o porto da cidade, responsável por mais de 130 mil empregos, é o maior do país e o segundo maior da Europa, atrás apenas do de Roterdã. NOTA DO EDITOR: AS REPORTAGENS COMPLETAS DE HAMBURGO FARÃO PARTE DO ESPECIAL QUE SERÁ PUBLICADO JUNTAMENTE COM A EDIÇÃO DE NOVEMBRO DA REVISTA CONEXÃO MARITIMA, EM DOIS IDIOMAS, PORTUGUÊS E INGLÊS.

Fonte: Diniz Júnior



 
Twitter

Praça Xavier Ferreira, nº 430 - CEP 96200-590 - Centro - Rio Grande/RS
Telefones: +55 53 3035.4004 / 3231.5784
Fax: +55 53 3231.2162