ERROR: unmatched tags still present in estrutura
O presente artigo tem por objetivo, demonstrar a importância de se ter um Centro deTreinamento exclusivamente dedicado ao treinamento dos colaboradores dentro do Ambiente Portuário, pois hoje a tendência dos Terminais Portuários está diretamente ligada às tecnologias de ponta e conseqüentemente mais capacitados para esta nova realidade.
Um terminal é potencialmente um ambiente variado e perigoso, devido ao grande número de equipamentos dos mais variados tipos e a complexidade dos programas utilizados pelo terminal, por isso, a importância de se projetar um plano padrão de treinamento á todos envolvidos nesse processo, desse modo, se ganha produtividade e experiência nas mais variadas operações dentro do terminal.
Nesse contexto, pode-se estabelecer um processo de quatro etapas, descrito por Chiavenato (2004, p. 340), no qual o programa de treinamento desejado é organizado e posto em prática:
A) Diagnóstico: É o levantamento das necessidades de treinamento a serem satisfeitas. Essas necessidades podem ser passadas, presentes ou futuras;
B) Desenho: É a elaboração do programa de treinamento para atender às necessidades diagnosticadas;
C) Implementação: É a aplicação e condução do programa de treinamento;
D) Avaliação: É a verificação dos resultados obtidos com o treinamento.
O processo do treinamento não deve, portanto, ser confundido com uma simples questão de realizar cursos e proporcionar informação. Significa atingir o nível de desempenho almejado pela organização através do desenvolvimento contínuo das pessoas que nela trabalham. Por isso, é desejável criar uma cultura interna favorável ao aprendizado e comprometida com as mudanças na empresa.
Nessa perspectiva, os treinamentos contribuem para a disseminação de conceitos e técnicas de gestão que se associam a um novo modelo de eficiência organizacional, mudando as rotinas no cotidiano do trabalho, as maneiras de fazer, de pensar e de interagir. Isso surte efeitos positivos de estímulo e de contribuição para a satisfação no trabalho, melhorando a integração entre as pessoas, do mesmo modo que contribui para o aumento da eficácia das atividades em todos os setores organizacionais. Chiavenato (2004)
- Padronização do trabalho;
- Melhoria da qualidade de vida dos colaboradores;
- Aumento da alto-estima;
- Diminuição do retrabalho e erros;
- Sugestões para aquisição de novas ferramentas para o trabalho;
- Diminuição de gastos com equipamentos e desperdício de materiais.
A importância do terminal de container e a competitividade acirrada neste ramo de serviço exigem cada vez mais um comprometimento por parte da organização com a preparação e qualificação de seus membros, buscando sempre ser à referência de eficiência no setor de operações portuárias.
Carlos T. Acunha
Instrutor Operacional e Professor de Logística.
BLOG: instrutorlogisticaportuaria.blogspot.com.br
Fonte: Carlos Acunha