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O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) financiará mais de 80% de um porto no Uruguai, para suprir os gargalos nos portos brasileiros. Orçado em US$ 500 milhões, o banco também está custeando a implantação do Porto de Mariel em Cuba, no valor aproximado de US$ 1 bilhão.
Para o presidente do Conselho de Administração da LOGZ Logística Brasil AS, Nelson Carlini, o Brasil está financiando concorrência contra os portos do Sul/ Sudeste do Brasil e contra a bandeira brasileira na navegação.
Segundo cálculos do Ministério do Transporte uruguaio, o Porto do Rocha estará operando em menos de dez anos, recebendo navios com capacidade de até 160 mil toneladas. O Uruguai pretende que este novo porto escoe boa parte da produção brasileira de grãos e minérios.
O problema e grande contradição estão no fato de terminais brasileiros, localizados em regiões estratégicas, não estarem operando com sua capacidade máxima, devido a limitações por falta de investimentos em obras pontuais de dragagem e alargamento dos canais de acesso.
Fonte: Guia Marítimo