ERROR: unmatched tags still present in estrutura

Conexão Marítima - Acordo entre Brasil e Bélgica cria centro de treinamento para trabalhador portuário

Página Inicial » Notícias » Detalhe da Notícia

Acordo entre Brasil e Bélgica cria centro de treinamento para trabalhador portuário

17/12/2014 �s 22:22

Um Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Portos (SEP/PR) e o Centro de Capacitação do Porto de Antuérpia (APEC), na Bélgica, assinado ontem, terça-feira, 16/12, na embaixada da Bélgica, vai garantir a criação do primeiro Centro de Capacitação dos Gestores e dos Trabalhadores Portuários no Brasil. O Centro será montado em Vitória (ES) e conta com o apoio do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES, SEST/SENAT e Companhia Docas do Espírito Santos (CODESA).

O ministro da Secretaria de Portos, César Borges, esteve na cerimônia de assinatura do Acordo. Também estiveram presentes o embaixador do Reino da Bélgica, Josef Smet, e representantes das instituições envolvidas no Acordo. O ministro ressaltou a importância da capacitação dos trabalhadores portuários. “A classe dos trabalhadores, que estão aqui representados, e são fundamentais e imprescindíveis. É o entendimento do Governo e nós queremos avançar na política de ter portos cada vez mais eficientes e sem a participação de trabalhadores qualificados e treinados, esta tarefa seria impossível’, disse.

O embaixador Josef Smet destacou as relações entre Brasil e Bélgica. “Com a APEC do Brasil, o Porto da Antuérpia e seus especialistas estreitam ainda mais seus laços com o Setor Portuário Brasileiro, e se inserem totalmente na abordagem definida pela Presidenta Dilma Rousseff e do Senhor Ministro, da transferência de conhecimento para o Brasil e de uma parceira inovadora com um dos maiores portos da Europa”.

O Porto de Antuérpia é um dos maiores do mundo e seu Centro de Treinamento (APEC) é internacionalmente reconhecido como vanguarda na área de ensino portuário. Desde 2010, o Brasil mantém relações com a APEC. Gestores portuários e profissionais da SEP/PR, ANTAQ, INPH, Cias Docas e dos Portos delegados foram treinados na Bélgica. Em 2013, este Acordo de Cooperação Técnica foi renovado com duas fases: Na primeira, a APEC organizou Seminários que ainda estão em andamento no Brasil, abrangendo diferentes temas. A segunda fase é o estabelecimento da APEC do país. As ações estão em consonância com Lei nº 12.815/2013, que prevê investimentos na capacitação de gestores e trabalhadores portuários.

Fonte: Valor



 
Twitter

Praça Xavier Ferreira, nº 430 - CEP 96200-590 - Centro - Rio Grande/RS
Telefones: +55 53 3035.4004 / 3231.5784
Fax: +55 53 3231.2162