ERROR: unmatched tags still present in estrutura

Conexão Marítima - SEP lança consulta pública de modelo de concessão do canal de acesso aos portos

Página Inicial » Notícias » Detalhe da Notícia

SEP lança consulta pública de modelo de concessão do canal de acesso aos portos

26/03/2015 �s 11:33
SEP lança consulta pública de modelo de concessão do canal de acesso aos portos

A SEP (Secretaria Especial de Portos) publicou o processo de consulta pública para obter contribuições sobre o modelo de concessão dos canais de acesso dos portos organizados.

As contribuições colhidas no período de consulta serão consideradas para a definição final de aspectos estratégicos do modelo e para estruturar a elaboração de estudos de viabilidade técnica e econômica das concessões.

Os canais de acesso aos Portos Organizados dependem, em maior ou menor grau, de intervenções de dragagem constante, bem como sinalização, balizamento e, eventualmente, ações de aprofundamento e adequação de sua geometria. Tais intervenções são, até o presente momento, realizadas por meio da contratação direta, na modelagem de obra pública.

O projeto de concessão do canal de acesso tem como objetivo estruturar modelagem de longo prazo para as intervenções no canal, de maneira a alinhar os interesses público e privado e oportunizar à iniciativa privada a participação em um novo mercado, atraindo para o setor portuário novos investimentos.

Com as concessões, pretende-se garantir a operação de navios de maior porte nos portos brasileiros, aumentando a competitividade do país no comércio exterior e reduzindo os custos aos usuários. As concessões trarão, ainda, maior segurança para a realização de investimentos privados nos terminais portuários, promovendo o aumento da capacidade portuária e da concorrência no setor.

Fonte: Guia Marítimo



 
Twitter

Praça Xavier Ferreira, nº 430 - CEP 96200-590 - Centro - Rio Grande/RS
Telefones: +55 53 3035.4004 / 3231.5784
Fax: +55 53 3231.2162