ERROR: unmatched tags still present in estrutura

Conexão Marítima - Paraná ganha novo terminal portuário privado

Página Inicial » Notícias » Detalhe da Notícia

Paraná ganha novo terminal portuário privado

06/07/2015 �s 23:27

Lançamento da pedra fundamental de Porto Pontal está previsto para o último trimestre de 2015

Desenvolvimento social, econômico e geração de empregos. O mais novo terminal portuário privado do Brasil pretende trazer uma série de benefícios para o todo o país, além de funcionar como um indutor mercantil, aproximando o Paraná das grandes rotas mundiais de comércio. Com investimento aproximado de R$ 1,5 bilhão, o Terminal Portuário Porto Pontal irá ocupar um espaço de mais de 600 mil m² - e contará com um pátio de 450 mil m², o que constitui a maior área para depósito de contêineres do país.

         

Porto Pontal será também um dos terminais mais modernos da América Latina e o primeiro do país a operar sobre trilhos. Enquanto os demais portos do país utilizam o sistema RTG (rubber tyre gantry), o de Pontal - a exemplo dos grandes portos europeus, como o  Rotterdam Gateway, o Antwerp Gateway e o Euromax Terminal Rotterdam - vai ser equipado com RMG (rail mounted gantry), guindastes de pórtico montados sobre trilhos, tendência mundial por sua eficiência e segurança. Para atender o maior produtor e exportador de frangos do país - segundo dados do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Paraná (Sindiavipar), de janeiro a maio deste ano o Paraná exportou mais de 550 mil toneladas de frangos - o novo porto terá 5 mil tomadas reefer, essencial para abrigar contêineres refrigerados. "Além de toda tecnologia e dos equipamentos de ponta integrados com todo o sistema operacional, o impacto ambiental de Pontal também será menor, já que os contêineres são a forma mais limpa, segura e eficiente de transporte", explica Ricardo Bueno Salcedo, diretor do Porto Pontal.

      

O Terminal Portuário Porto Pontal prevê ainda a geração de mais de 7 mil empregos - diretos e indiretos - e a implantação de uma série de projetos socioambientais para trabalhadores do porto e para a população de Pontal, como creche no terminal, programas de gestão e educação ambiental, além de capacitação profissional.

Fonte: Assessoria



 
Twitter

Praça Xavier Ferreira, nº 430 - CEP 96200-590 - Centro - Rio Grande/RS
Telefones: +55 53 3035.4004 / 3231.5784
Fax: +55 53 3231.2162