ERROR: unmatched tags still present in estrutura

Conexão Marítima - Uma indústria que gera milhares de empregos

Página Inicial » Notícias » Detalhe da Notícia

Uma indústria que gera milhares de empregos

24/10/2011 �s 22:59
Uma indústria que gera milhares de empregos

O setor de Óleo e Gás, hoje  representa a maior demanda para a construção naval brasileira. De 1960 à 1979 a industria naval brasileira alcançou grande desenvolvimento. Crises internacionais e locais fizeram a construção naval recuar até 1998. A partir de 2003 a construção naval brasileira se tornou uma prioridade do governo. Uma nova e vigorosa fase de investimentos provocou a expansão das encomendas de navios e plataformas de petróleo. Novos estaleiros foram implantados utilizando avançada tecnologia de construção naval.

Encomendas da Petrobras, da Transpetro e de armadores privados criaram uma nova dinâmica no setor. São muitos os desafios: a qualificação dos recursos humanos; o desenvolvimento contínuo da engenharia naval; o aumento do conteúdo local nos fornecimentos de produtos e serviços a navios e plataformas de produção offshore.

A construção naval brasileira atualmente trabalha para oito seguimentos no mercado, plataformas de petróleo com uso de inovação tecnológica e arranjos produtivos locais, sondas de perfuração, petroleiros, graneleiros, navios de apoio marítimo, comboios para navegação fluvial, navios porta-conteineres, rebocadores portuários e navios para a Marinha Brasileira.  Os resultados alcançados são reconhecidos mundialmente. Esse panorama pode ser visto em Rio Grande. A expansão dos investimentos cria novos estaleiros, estimula a indústria fornecedora e implanta centros de tecnologia. A indústria da construção naval cumpre seu papel na promoção do desenvolvimento sócio-econômico brasileiro.

Fonte: Redação



 
Twitter

Praça Xavier Ferreira, nº 430 - CEP 96200-590 - Centro - Rio Grande/RS
Telefones: +55 53 3035.4004 / 3231.5784
Fax: +55 53 3231.2162