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O Sindicom (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes) divulgou hoje (16/12), durante a sua coletiva anual, realizada no Rio de Janeiro, o balanço de 2014 para o setor. Apesar do freio na economia, as vendas das associadas ultrapassaram a marca dos 100 bilhões de litros de combustíveis distribuídos aos postos e demais clientes, registrando expansão das vendas em 6,1%.No total, 105 bilhões de litros de combustíveis foram comercializados. Com esse volume, elas ampliaram em 0,4 ponto percentual a participação no mercado, na comparação com o ano anterior.
No etanol hidratado, o desempenho foi impulsionado pela desoneração do PIS/Cofins, ocorrida em 2013, a que somaram-se a ampliação da frota biocombustíveis (flex fuel). “A desoneração equilibrou a concorrência e fez com que nossas associadas recuperassem mercado, pois as empresas que deixavam de recolher o PIS/Cofins perderam essa vantagem econômica”, afirma o diretor de Mercado e Comunicação do Sindicom, Cesar Guimarães. Ele acrescenta que a venda do etanol hidratado cresceu 11,1%, em relação a 2013, chegando a 7,9% bilhões de litros. A comercialização de gasolina C expandiu 7,7% nas filiadas, somando 33 bilhões de litros. Em todo o mercado, foram distribuídos 44,3 bilhões de litros do produto – 7,1% a mais do que em 2013. Por trás desse resultado esteve o aumento da frota de passeio em aproximadamente 3%. . Computada a gasolina C, o etanol hidratado e o gás natural veicular (GNV) – combustíveis do ciclo Otto para veículos leves –, as vendas das associadas cresceram 7,8%, contra 7,2% na totalidade do mercado.Fonte: TNPetróleo