ERROR: unmatched tags still present in estrutura

Conexão Marítima - Pioneira do polo naval de Rio Grande está em risco

Página Inicial » Notícias » Detalhe da Notícia

Pioneira do polo naval de Rio Grande está em risco

20/05/2015 �s 11:33
Pioneira do polo naval de Rio Grande está em risco Quem acompanha a negociação sobre a construção das plataformas P-75 e P-77, entre Petrobras e QGI Brasil (ex-Quip), anda preocupado. As tratativas, que terão rodada decisiva nesta semana, não avançam. 

Os contratos tropeçaram na dificuldade de cumprir o orçamento gerado pelo projeto básico. A QGI quer aditivos que a estatal, escaldada pela Operação Lava-Jato, resiste a conceder. As plataformas deveriam ser entregues entre 2016 e 2017, mas o impasse atrasa o cronograma.

Não está fora de cenário o cancelamento do contrato, com o consequente fechamento do estaleiro que iniciou as atividades do polo naval de Rio Grande. O Estado deixaria de gerar 4 mil empregos, além de encomendas para indústrias locais que se qualificaram para o segmento. Caso o impasse se confirme, a Petrobras terá de fazer nova licitação, e só poderia contar com as novas plataformas a partir de 2019.

A QGI não se manifesta sobre o problema. Antes uma associação de três empresas (Queiroz Galvão, UTC e Iesa), agora a companhia está 100% nas mãos da Queiroz Galvão, uma das implicadas na Lava-Jato.

No governo do Estado, o secretário do Desenvolvimento, Fábio Branco, que é de Rio Grande, acompanha os desdobramentos, e já pediu que o governador José Ivo Sartori, que está nesta quarta-feira em Brasília, intervenha para tentar buscar uma solução política.

— A hora de ajudar é agora, não daqui a um ano. Precisamos estar preparados para ver como tratar qualquer desfecho da situação — disse Branco.

Fonte: Zero Hora



 
Twitter

Praça Xavier Ferreira, nº 430 - CEP 96200-590 - Centro - Rio Grande/RS
Telefones: +55 53 3035.4004 / 3231.5784
Fax: +55 53 3231.2162